Publicado por: Weskley Cotrim | 19/05/2008

Como receber visitantes dos sites de buscas

Lendo alguns artigos pela net, encontrei um muito bom sobre posicionamento de blogs nas ferramentas de busca, tais como google, yahoo!, MSN/Live search. O presente artigo foi publicado no blog da União dos Blogueiros Evangélicos (http://blogueirosevangelicos.blogspot.com/), e escrito por Luiz Carlos Ribeiro.

Espero que seja útil a todos os blogueiros de plantão.

O que é posicionamento?

Os sites de buscas usam o termo posicionamento para criar uma espécie de ranking para cada busca efetuada e com isto determinar que um site fique na primeira posição do resultado da busca enquanto que outro site fique em segundo lugar e assim por diante.

Quando você faz uma busca por uma palavra-chave os dez primeiros sites compõe a primeira página dos resultados e são considerados a elite para aquela palavra-chave. Da posição 11 a 20, a segunda página e assim por diante. Especula-se que as três primeiras páginas dos resultados sejam relevantes, sendo a primeira página muito relevante e a terceira pouco relevante.

Os três principais critérios usados para criar este posicionamento são: tecnologia, popularidade e conteúdo.

Tecnologia

Não entrarei nos detalhes deste item, pois a maioria dos blogueiros evangélicos usam o Blogger ou o WordPress e este blogs são fechados do ponto de vista de tecnologia, ou seja, você não tem acesso ao código fonte deles e então pouco ou nada se pode fazer para melhorar os critérios tecnológicos.

Popularidade

A popularidade de um blog é medida por uma escala que vai de 0 a 10 conhecida como pagerank (Google apenas), sendo 0 pouca popularidade e 10 popularidade máxima.

O pagerank é calculado pela quantidade e qualidade de links que o blog recebe, pois cada link é visto como uma recomendação. Receber links quantitativamente e qualitativamente é algo absolutamente necessário para quem deseja melhorar o posicionamento nas buscas.

Como exemplo posso citar meus dois blogs, o www.evangelizacao.blog.br que tem pagerank 3 e o www.luis.blog.br que tem pagerank 0. Se em ambos os casos eu apontar um link para o seu blog certamente o primeiro te dará mais crédito junto aos buscadores.

Conteúdo

Nada é tão importante como o conteúdo e todos os esforços não terão nenhum impacto se o conteúdo for irrelevante, por isto vamos dar mais ênfase a este tópico e entender os principais fatores que podem dizer se o conteúdo do seu blog é relevante ou não para os buscadores.

Palavras chaves

Os sites de busca indexam palavras-chaves e não o site inteiro, desta forma se alguém buscar por “blogueiros evangélicos”, seu site deverá ter esta palavra-chave para que ele seja incluído nos resultados daquela busca.

No blog www.evangelizacao.blog.br tenho trabalhado com algumas palavras-chave que já apresentam bom posicionamento. Vejam alguns exemplos:

Palavra-chave: “Aceitar Jesus”

Primeiro e segundo lugar no MSN/Live Search

Primeiro e terceiro lugar no Yahoo

Oitavo lugar no Google

Palavra-chave: “Evangelização”

Nono lugar no MSN/Live Search

Primeiro lugar no Yahoo

Decimo segundo lugar (2º página) no Google

Pesquisa realizada em 19/05/2008. As posições podem oscilar a qualquer momento.

Mas como usar bem as palavras-chave? Veremos abaixo algumas dicas importantes para posicionar bem as suas páginas.

Título da página

O título da página é um dos fatores mais importantes para o bom posicionamento, a regra neste caso é simples: coloque no título as palavras-chave que você usará no seu texto. Escrever uma coisa no título e discursar sobre outra no texto é similar ao erro de redação chamado de “fugir do tema”, que certamente já eliminou muitas pessoas de provas vestibulares ou concursos.

 

Densidade

A densidade é a quantidade de vezes que a palavra-chave repete no texto. Os buscadores não analisam o texto como nós, afinal eles são programas de computador e estão orientados a observar palavras-chaves e não a gramática, ortografia ou a redação propriamente dita.

Especula-se que a densidade ideal de uma palavra-chave deva ficar entre 4% e 7% em relação à totalidade de todas as palavras do seu texto. Não é nenhuma regra, tenho visto páginas bem posicionadas contendo palavras-chave com densidade bem mais baixa, neste caso vai depender muito da concorrência que a página terá.

PS: este conceito é muito usado na bíblia. Alguns capítulos apresentam uma densidade muito alta para algumas palavras, como o Salmo 136, por exemplo.

Proximidade

Proximidade é uma regra que pode ser utilizada quando temos uma ou mais palavras-chave no texto. Refere-se à distância entre as palavras no texto. Utilize as combinações das palavras a seu favor, o que ajuda a trabalhar a proximidade das palavras e a freqüência delas no seu texto. É necessário que as palavras estejam próximas.

Outros fatores que afetam o posicionamento do site são:

Concorrência

Todo seu esforço dependerá do esforço da concorrência, todos os sites concorrem entre si, existem palavras-chaves super disputadas enquanto que outras são menos procuradas e exploradas.

Idade do site

Quanto mais antigo melhor. Neste caso conta a idade de indexação, ou seja, quando o blog foi cadastrado no site de busca.

Freqüência de atualização

Sites de busca gostam de novidades, crie um hábito de postar com uma certa regularidade.

Conteúdo duplicado

Isto é ruim, muito ruim. Crie conteúdo exclusivo e original.

Palavras-chave no endereço da página

Blogger e WordPress já trabalham desta forma.

Links para páginas internas do seu site

Crie o hábito de linkar suas próprias páginas, ao escrever um novo post, faça referências a outros post apontando um link para eles.

Link quebrados

Os famosos erros 404 têm um impacto negativo para os dispositivos de busca.

Especula-se que exista ainda mais de 150 fatores que impactam no posicionamento de um site.

Que Deus abençoe a todos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: