Publicado por: Weskley Cotrim | 30/05/2008

Perigo: Não coloque celular no microondas

Estava vendo no programa da Eliana (Tudo é Possível), um teste simples para verificar se o forno de microondas ainda era seguro. A lógica é simples. O forno de microondas não deixa sair ondas eletromagnéticas, logo ele não permite a sua entrada também. Para fazer o teste eles colocavam um celular dentro do forno desligado e ligavam para ele. Se o celular não tocar, está tudo ok. O forno é seguro. Se por acaso ele tocar, é porque existe vazamento no forno. Isso pode causar danos à saúde de quem opera o forno.

Entretanto o leitor Darvin, nos enviou resposta obtida junto ao INMETRO mostrando que o teste não tem validade. Para saber mais, leia o comentário do Sr. Darvin nos “comentários” desse post.

Mas o ponto onde quero chegar é na advertência, feita pelos cientistas, para nunca colocar o celular no microondas ligado (forno ligado). Isso me deixou curioso. Quais seriam os efeitos do celular dentro do forno ligado. Bem, alguém teve a coragem para fazer o teste e gravar em vídeo. As imagens que vocês verão são impressionantes. E fica o alerta: Não coloquem celular dentro de forno de microondas em hipótese alguma. Especialmente se ele (o microondas) estiver ligado. É muito perigoso.

Assistam o vídeo e vejam que imagem impressionante.

Que Deus abençoe a todos.


Responses

  1. Quanto a esta experiência do teste de vazamento, ela é furada conforme pesquisa que realizei junto ao INMetro pois as frequências são diferentes.
    vejam:
    P
    rezado Sr. DARVIN

    Em resposta a sua consulta, informamos que o microondas não está atualmente regulamentado pelo Inmetro.
    Entretanto, buscando informações com especialistas da área, fomos informadas de que a frequência dos equipamentos são diferentes. sendo assim, o ensaio realizado não procede para verificação de vazamento.

    Agradecemos sua visita e em caso de dúvida, continuamos à disposição para esclarecimentos adicionais.

    Atenciosamente,
    Haide Almeida Silveira
    OUVIDORIA DO INMETRO
    Para mais esclarecimentos favor acessar o formulário disponível no:
    http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp#formulario
    _________________________________________________________________________

    Em resposta a sua consulta:

    Boa noite, Em 18/05/2008 foi exibido no programa da Eliana na rede Record de televisão um teste realizado por estudantes de física da USP em que eles afirmam em rede nacional que para verificar se um forno de microondas está vazando basta realizar o seguinte teste: – Desligar o forno da tomada – Colocar um celular ligado dentro do forno e fechar a porta – ligar para o telefone que está dentro do forno e se o mesmo tocar o forno está com vazamento. Então, realizei o teste em 03 fornos diferentes e em todos eles o telefone tocou. Questiono se o teste é válido ou apresnta restrições? O celular usado no teste foi um motorola v3 GSM. Imagino que se o teste não é válido tal situação pode gerar uma situação de pânico em nível nacional já que milhares de pessoas estavam assistindo o programa e esse assunto é de interesse de todos. Grato pela atenção.

    __________ Informação do NOD32 IMON 3133 (20080526) __________

    Esta mensagem foi verificada pelo NOD32 sistema antivírus
    http://www.eset.com.br

  2. Caro Darvin, que bom que você fez essa pesquisa direto em uma fonte segura e confiável.
    Mas o que eu realmente queria mostrar com esse post era o vídeo que o acompanha.
    Trata-se de um vídeo que brinca com essas teorias malucas de que algo ruim irá acontecer ao se misturar duas tecnologias.
    Assistam ao vídeo.
    Que Deus abençoe a todos.

  3. Obrigado pelo alerta.

    Como saber se o microondas é seguro?

    Blog: http://www.ocereja.com.br

    Leandro

  4. Leandro, o ideal é que se compre produtos que tem o selo do INMETRO. Outra coisa é a manutenção, que deve ser realizada em lojas especializadas. Lembrando que qualquer equipamento tem uma vida útil, depois de um tempo, mesmo funcionando corretamente, é interessante fazer uma revisão em uma loja especializada.

  5. Quem é que vai colocar um celular no Microondas??

  6. Êta i eu coloqueii! Medoo!!! :/

  7. É uma pergunta.
    Tirando por base na gaiola de Farenhanght, que é o principio do funcionamento do micro ondas, não pode entrar ou sair qualquer tipo de onda, este teste do celular ainda estaria errado ???

  8. gaiola de faraday* :)

  9. Testei em dois microondas; um usado e um novo,em ambos, o celular tocou. Esse teste, segundo consta, não é norma dos fabricantes. Tive informações que todo microondas vaza.. Por fim ,essa curiosidade pode levar os incáustos a algum tipo de acidente.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: