Publicado por: Weskley Cotrim | 11/06/2008

Devocional – Dia 5 – O Terceiro Estágio da Santidade

Introdução

Este último estágio é aquele que muitos de nós pensam a seu respeito quando pensam em “santidade”. Isto é santidade como estilo de vida. Por todo o mundo tenho encontrado pessoas cujos corações estão se voltando para o céu. Elas estão “desejando” seguir Jesus com nova profundidade. Mas dificilmente em qualquer lugar, tenho visto grande número destas mesmas pessoas fazendo grandes mudanças em suas vidas. Por quê?

Talvez seja como o crescimento das flores. Primeiro vem o broto, depois vem o florescer. O “broto” poderia ser o “desejo” maciço por Deus e o “florescer” poderia ser a “obediência” maciça a Deus. Acredito que é precisamente o que está acontecendo neste momento e que é a exata razão pela qual eu estou comprometido em fazer tudo em minha vida e na vida de outras pessoas que toco para seguir adiante neste Terceiro Estagio Crucial da Santidade. Se você tivesse tomado a decisão de “apresentar-se” a Deus como um sacrifício vivo, então você estaria pronto para passar para o próximo estágio – santidade pessoal como estilo de vida.

O que a Bíblia Ensina

Você se lembra do nosso verso tema 1 Pedro 1.15-16? Bem, é hora de colocá-lo no contexto mais amplo da Bíblia:

“Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”.
(1 Pedro 1.13-16)

Lembra-se daquele versículo sobre “você é sacerdócio real, nação santa, propriedade exclusiva do Senhor”? – bem vamos colocá-lo no contexto e ler os dois versículos seguintes:

“Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.
(1 Pedro 2.11-12)

Não há como evitar isto, meu caro cristão. Se você quiser ser uma pessoa santa, então terá que mudar do seu coração para seus hábitos e das verdades bíblicas para suas ações em público. Santidade bíblica é santidade que é observável! Você viu 1 Pedro 2.12: “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.
(1 Pedro 2.11-12)

Para você meditar

Conforme você olha para sua própria vida, se você é um daqueles “gentios o observando”, qual seria sua avaliação? Seu “procedimento é exemplar” em meio aos Gentios? A Bíblia ensina claramente que santidade está a um passo daqueles que não conhecem a Jesus. Na maioria das vezes, pensamos que santidade é para ser mais evidente na igreja, ao passo que Deus deseja que sua santidade seja evidenciada na frente daqueles que ainda não se encontraram com Cristo como sua salvador pessoal.

Quanto mais “santo” for seu comportamento, mais o não crente irá definitivamente glorificar a Deus! Além do mais, embora pareça chocante quando a princípio você considera isto, ter seus amigos cristãos e não cristãos descrevendo-o como “santo” ou “piedoso” ou “reto” ou “alguém que leva a religião a sério” etc, deveria realmente ser norma, de preferência, a rara exceção!

A partir deste ponto de sua reflexão, os três estágios devem estar claros na sua mente. O Primeiro estágio é quando você confia em Jesus como seu Salvador pessoal e o Senhor o separa para Ele. O Segundo estágio é quando você apresenta sua própria vida ao Senhor como um sacrifício vivo e realmente decide dedicar-se a Ele. O Terceiro Estágio é quando você decide e depois age em relação ao comando para ser “santo em todo o seu procedimento”.

Você está lá ainda? Decidiu se tornar uma pessoa de santidade? Escolheu se tornar santo em “todo o seu procedimento”? Percebe, até que você faça sua real escolha, como uma linha na areia, como um marco em seu coração, você não se moverá para aquele objetivo definitivo com compromisso e perseverança. Diferente dos dois primeiros, quando você ou se tornou um crente em Jesus cristo ou apresentou seu corpo ao Senhor, o terceiro estágio é um movimento progressivo contínuo no qual você estará sempre se tornando mais santo na sua vida.

Infelizmente, até agora, grande parte das pessoas ainda não se decidiram por se tornarem santas. Milhões de pessoas aceitaram a Jesus como seu Salvador pessoal. Centenas de milhares de pessoas tem se apresentado inteiramente ao Senhor. Milhares de Pessoas estão em meio a se tornarem progressivamente santas.

Onde você se encontra?

Não Tomou a “Santa Decisão” ainda? Não começou a fazer “Mudanças Santas” ainda?

É sobre tempo? Cruze a ponte, meu amigo, e caminhe com aqueles cujos corações desejam o Senhor e cujas vidas estão começando a refletir o relacionamento em mais e mais caminhos observáveis.

Texto do Pr. Eduardo Arata
Que Deus abençoe a todos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: