Publicado por: Weskley Cotrim | 17/07/2008

Porque eu prefiro Windows ao invés do Linux

Muita gente ao ler o título desse artigo irá ter um ataque de raiva. Muitos dirão que sou louco, que não entendo nada de software, hardware, programação, etc.

Mas esse é o ponto. Eu realmente não entendo quase nada de informática. Tudo bem, eu sei formatar um computador, colocar o sistema operacional (outro dia me disseram que não se instala sistema operacional, então como não tenho palavra melhor, eu “coloco” o SO), instalar alguns programas, e até já me arrisquei em fazer alguns programas em Fortran, por conta da minha área de trabalho (sou Engenheiro de Alimentos), ou consturir algumas páginas em html.

Mas o fato é que uso o computador como ferramenta de trabalho auxiliar. Ele não é minha principal ferramenta de trabalho. Logo dedico a ele apenas o tempo necessário para compreender bem as funções que preciso executar nele.

Atualmente sou usuário do SO Windows Vista, que tem atendido plenamente minhas necessidades de trabalho. Para aqueles que podem me acusar de ser preconceituoso e julgar o Linux sem nunca tê-lo experimentado, vai um aviso, experimentei e não gostei. Não que eu tenha achado ruim. O Linux parece muito bom. Acredito que ele tenha todas aquelas vantajens tão propagandeadas pelos defensores do software livre e afins. Experimentei a distribuição Linux Kurumin e depois o Ubuntu. Achei os “dois” sistemas interessantes. Mas o problema é que algumas tarefas ainda são complexas e difíceis de serem executadas. E antes que alguém possa me dizer que fiquei com preguiça ou medo de aprender algo novo, digo que não foi isso. Simplismente meu tempo pode ser melhor aproveitado para aprender e utilizar outras ferramentas que, ou não existem similares ou são bastante complexas exigindo maior tempo de dedicação.

Percebi com toda essa situação (substituir o Windows pelo Linux), que tive uma piora no meu desempenho de trabalho. Então, ainda que o Windows seja pago (e caro), tenha seus problemas com vírus e uma série de outras coisas mais, ainda prefiro o SO da Microsoft. Pois ao contrário do Linux, posso concentrar todos os meus esforços em produtividade e os problemas de software e hardware ficam a cargo da empresa que me vendeu o SO, no caso a Microsoft. Não quero fazer aqui apolgia ao Windows, só quero dizer que ele não é tão ruim assim como muitos dizem. Usuários mais experientes devem sim utilizar o Linux, mas usuários iniciantes (eu), que não querem ou não tem tempo para aprender, tem maior ganho de produtividade utilizando o Windows (xp ou vista, recomendo o segundo).

Para encerrar, fica um aviso, não sou especialista. Sou usuário e leigo em assuntos de informática. Apenas gosto desse ou daquele outro programa. E vou continuar tentando aprender a usar o Linux, porém provavelmente vai demorar muito para que eu mude de opinião e troque meu SO da Microsoft pelo pinguim. Fica o meu conselho, se você é usuário inexperiente e seu foco não é a informática, escolha o Windows, para todos os outros casos sempre existe um pinguim que se adequa a seu estilo.

Que Deus abençoe a todos.


Responses

  1. Caro Weskley.

    Comprei um notebook e na hora de escolher tinha o mesmo preço a opção de Linux e vista. Escolhi o linux, já que utilizo o computador para ferramentas simples como editor de texto internet, video, apresenentaçoes. Se tivesse a opção XP teria escolhido. Não acho que eu teria que colocar um sitema mais pesado para executar o que eu ja tenho costume de fazer.
    Ao chegar o computador gostei bastante dele, de algumas ferramentas que baixam e instalam porgramas diretamente sem o uso do terminal e uma interface que dá para se acostumar com o tempo. Não tão complicada. Só que as tarefas simples que no windows roda, lá no roda fácil. Por exemplo o meu Linux não roda o Real player. Eu via webTv e agora noa da mais. O aMSN que veio instalado n~~ao funciona, tive quie porcurar uma versao que rodasse . Ou seja é exatamente o que falou se perde muito tempo para se conseguir fazer algumas tarefas funcionarem. Acho coisa boa para posentado, ou para desenvolvedores de lInux. Alem disso por existirem várias versoes que nao se diferenciam claramente ( nao se diz qual é a melhor opção para usuarios domesticos) não se sabe qual melhor usar. Para piorar a empresa que vende o notebooke dá suporte para o sistema operacional que nao consegue resolver os porblemas. Ous eja o meu linux está com os dias contados.

  2. Caro Cláudio, obrigado pela visita. Você entendeu direitinho meu ponto de vista. Não quero afirmar que esse ou aquele sistema é melhor, simplismente acho que o Windows vem pronto paro o uso, enquanto o Linux depende de uma série de ajustes, o que demanda tempo. E tempo nos dias atuais é um bem cada dia mais valioso.
    Um abraço.

  3. Uso XP SP3 e instalei a versão Ubuntu do Linux.Confesso que fiquei perdido e só consegui conectar por alguns instantes e a mesma caía.A dificuldade em instalar programas e um anti-vírus para uso no Ubuntu fizeram eu desistir do Sistema Operacional do pinguim.Além disso,eu aguardo a versão Seven do Windows e a novidade do Chrome SO do Google.Acho que até meados de 2010 tenhamos uma melhor visualização daquilo que possa ser implantado como Sistema Operacional para micros.

    Obrigado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: