Publicado por: Weskley Cotrim | 19/08/2008

Brasil, o país dos bronzeados

Os jogos olímpicos de Pequim chegaram a reta final. A China, anfitriã dos jogos, parece estar cada vez mais próxima de atingir seu objetivo: terminar as olimpíadas como a grande potência do esporte mundial, desbancando assim os Estados Unidos. É, a política entrou em campo uns anos atrás e isso está sendo refletido agora. A china abriu uma grande vantagem no quadro de medalhas, 43 a 26 medalhas de ouro, contra o segundo colocado, os Estados Unidos.

Mas e o Brasil? Como anda a nossa delegação? Tão festejada como a maior delegação que o Brasil enviou aos jogos olímpicos… bem, a verdade é que a delegação brasileira voltará para casa com uma sensação de fracasso terrível. E não é um fracasso de atletas. A verdade é que individualmente cada um dos atletas que estiveram em Pequim são heróis e representaram muito bem o país.

Mas onde está o fracasso então? Está na falta de planejamento, de investimentos, de uma política adequada de apoio aos esportistas brasileiros. O que temos notícias é de uma série de atletas relatando as dificuldades que tiveram para chegar a Pequim. O mais triste é que essas dificuldades nada tem a ver com competições, mas com a falta de recursos para treinos, viagens, etc.

Que os Jogos Olímpicos de Pequim sirvam de lição para todos nós. E que em Londres 2012 a história seja outra. Afinal de contas cinco medalhas de bronze é muito vergonhoso para o Brasil… muito, mas muito mesmo. Vale lembrar que para os atletas individualmente as medalhas de bronze são um símbolo de suas conquistas pessoais, e que devem ser comemoradas. Mas para o Brasil, como nação, é uma vergonha.

Já chega de sermos o país do futuro, o gigante adormecido. Já chega de sermos o país do bronzeado. Como disse o jornalista Zé Simão da Band News, “…bronze eu pego em Ipanema. Eu quero é ouro”.

Que Deus abençoe a todos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: