Publicado por: Weskley Cotrim | 25/08/2008

Custo Social do Uso de Drogas

Que me desculpem os defensores da legalização da maconha e outras substâncias entorpecentes, mas custa caro, muito caro mesmo, para toda a sociedade aquele baseado, aquela cheiradinha tida como inocente e que supostamente não incomoda ninguém. Incomoda sim. Incomoda meu bolso e o bolso de todos os cidadãos do Brasil.

Antes de gritar pela legalização do uso de drogas, veja primeiro o custo associado. Prá se ter uma idéia o custo social do uso de drogas nos EUA no início da década de 1990 passava de 100 bilhões de dolares por ano. Infelizmente no Brasil não temos o hábito de fazer estatísticas. Portanto não conhecemos o tamanho real do problema, mas estima-se que o custo social do uso de drogas esteja em torno de 7,9% do PIB. Isso equivale a algo próximo de 28 bilhões de dólares, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde/SP. Vale ressaltar que isso são dados da década de 1990. Não sabemos o tamanho real do problema atualmete.

O que me revolta é ver que um punhado de gente se reuna prá fazer “marchas pela legalização da maconha” como se isso fosse uma conquista para a sociedade. Me irrita ainda ver setores da imprensa fazendo coro como essa turma e reclamando que as ações do Ministério Público que proibiram as tais marchas seria censura à liberdade de expressão.

A implantação da chamada lei seca já trouxe resultados na diminuição no número de mortes em acidentes de trânsito e como efeito indireto, uma séria diminuição no número de casos de atendimento de emergência decorrentes de ferimentos com armas de fogo e armas brancas, além de outros.

Se a restrição do consumo de uma droga liberada (álcool) trouxe tantos benefícios para a sociedade é de se esperar que o efeito contrário também seria observado com a liberação do consumo de outras drogas.

Da próxima vez que for fumar seu cigarrinho ou dar aquela cheiradinha, lembre-se, você está contribuindo para o empobrecimento do país.

Para saber mais acesse o site Brasileiros Humanitários em Ação (BRAHA).

Que Deus abençoe a todos.


Responses

  1. ADOREIII
    TA SERTINHO VEI


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: