Publicado por: Weskley Cotrim | 27/08/2008

Por que os líderes cristãos e pastores falham?

Esta manhã, recebi uma ligação a respeito de um jovem ministro amigo meu, um homem que influenciou milhares de jovens, que confessou ter vivido os dois últimos anos numa mentira.
Ele havia contado a todos que estava lutando contra um câncer. Agora ele confessou que era tudo mentira. Até mesmo seu pai e sua mãe – amigos pessoais meus e de minha esposa – nada sabiam dessa situação.
Eu conheci o pastor em questão desde que ele era um garoto, e sempre o amei.
Sua música e seu talento, além de seu carisma, fizeram dele um importante referencial para muitos jovens ao redor do mundo.
Eu escrevo porque o tema aqui é maior que o caso individual. Em algum momento da vida, ministros e lideres cristãos eventualmente podem cair. Os crentes tem que enfrentar a pergunta inevitável: “Como isso pode acontecer – e como nós deveríamos reagir a isso?
Nós cristãos devemos aprender com essas situações, para proveito próprio e por causa da mensagem maravilhosa de esperança que nós representamos.
Talvez a primeira coisa que devemos notar na queda de um líder, é o fato de que a fragilidade do mensageiro não nega a autoridade ou a verdade da mensagem.
Todo crente e líder de igreja deveria continuar a compartilhar a mensagem cristã sem medo ou hipocrisia. Pois embora os pregadores às vezes possam falhar (e todos falham em algum momento, mesmo que não seja tão público) a mensagem permanece inalterada, confiável, cheia de esperança e segurança e trazendo vida como tem que ser.
Na realidade, frequentemente só quando vemos a fragilidade humana desnuda pelo fracasso que podemos apreciar o verdadeiro poder da redenção.
E a queda de algumas figuras importantes do cristianismo não deveriam manchar a imagem de todos os líderes cristãos. (Na realidade, sei pessoalmente que o pastor em questão está entre os melhores líderes cristãos que pode-se encontrar).
Como Billy Grahan comentou de maneira brilhante alguns anos atrás, fazendo referência aos problemas morais de alguns teleevangelistas, “aviões decolam e pousam seguros centenas de vezes ao dia – mas a única vez que a mídia mostra algum interesse é quando um cai”.
A segunda coisa que devemos fazer é nos lembrar da importância de mantermos um círculo íntimo de amigos e conselheiros; pessoas que nos conhecem profundamente que nos alertará do abismo antes que ele se aproxime.
Claro que isso não nos impedirá de termos problemas – nós humanos temos um talento especial para arranjar problemas.
Mas se nós construirmos ao nosso redor um círculo de amigos íntimos, a quem nós damos o direito de nos falar honestamente em quaquer situação, estaremos abertos a exortação sem perdermos nossa dignidade.
Uma terceira lição, especialmente para líderes, tem a ver com os perigos de se buscar a fama.
Pessoalmente, eu acho que é freqüentemente mais fácil buscar o amor da multidão que o amor de Deus. Às vezes, a multidão parece responder mais rapidamente e mais facilmente, enquanto Deus parece estar tão distante.
Ainda que os elogios e o amor das pessoas seja algo valioso – nós não podemos viver sem encorajamento – devemos nos lembrar que nosso chamado nada tem a ver com a aprovação e elogios das pessoas. Vivemos para algo maior que nossa reputação.
A reverência das pessoas para com o talento do líder pode tanto ser uma benção quanto uma maldição.
Pode ser uma benção porque cria respeito pela mensagem e visão do líder permitindo-o os conduzirem. Também pode ser uma maldição pois pode deixar o indivíduo marcado durante uma queda –  as pessoas partem do pressuposto de que os líderes são santos sem falhas em vez de seres humanos de cane e sangue.
Finalmente, penso eu, que quando um líder cai, temos diante de nós a opotunidade única e marvilhosa de demonstrarmos o significado da graça, que é o dom divino mais precioso.
Muitas pessoas olharão para a queda de um líder ou grande expoente do evangelho e sentirão grande decepção ou até mesmo raiva. Isso é esperado. Porém, essa é a oportunidade para a graça resplandecer.
Graça significa a inclusão de pessoas que foram previamente excluídas, isso é o centro da fé cristã.
A queda de um líder é lamentável, e o erro não ficará sem resposta, mas as realizações passadas continuarão válidas. A credibilidade dele pode ter sido perdida, mas Deus mantém os trabalhos que a ele foram confiados.
Se você conhece ou não esse meu amigo, eu lhe peço que ore por ele e por sua família maravilhosa, pelas igrejas que serão diretamente impactadas e pelas pessoas que sofrerão com essas revelações.
Ele e sua família estão enfrentando grande sofrimento – como cristãos autênticos, faremos muito mais por ele orando por suas vidas que contando sua tragédia a todos que pudermos.
O que o futuro reserva para Michael, ninguém pode dizer. Sua credencial do ministério foi revogada e ele, aparentemente, está buscando ajuda.
Mas com o arrependimento pessoal, uma mudança fundamental de coração, vem a limpeza espiritual. A mente e as emoções de um irmão ou irmã machucados podem levar muito tempo para se curar –  e a cura da alma não é menos importante que a cura de um câncer.
No fim, pode ainda haver um lugar para aqueles que sofreram a queda, entretanto talvez não no âmbito por ele antes ocupado.
Se você conhece algum líder ou cristão proeminente que está caído, e isso te mantém-se em constante amargura a ponto de corroer sua alma. Determine em seu coração que você pode dizer a ele “eu oro por você e por sua família”. Deus tem um grande futuro para você e ele é bom.
O Deus Bíblico é o Deus de uma segunda chance – com responsabilidade, cura e restauração gradual.
Texto: Mal Fletcher
Tradução: Weskley Cotrim
Fonte: Christian Today


Responses

  1. O verdadeiro cristao perdoara sempre, pois com certeza tem o coracao quebrantado, tendo em vista de que como receberemos a graca do nosso Senhor Deus se nao perdoarmos. Deus limpa nossa alma e purifica nossa visao. E vivendo dessa forma distribuindo o amor incondicional que teremos sobre nós as Gracas de Deus. Que a luz que emana do Senhor Jesus esteja sempre iluminando nossos caminhos. Graca e Paz.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: