Publicado por: Weskley Cotrim | 30/11/2008

Viva a meritocracia!

Dois artigos chamaram muito minha atenção essa semana. Tudo bem que os dois foram escritos pela mesma pessoa, o Carlos Cardoso. O Cardoso é o cara mais chato contestador do mundo (Só conheço seus textos), mas justamente por isso é muito bom. Deixando o Cardoso de lado, vamos aos fatos.

Ele publicou no blog Meio Bit o vídeo da palestra do Prof. Luli Radfahrer. Para quem não conhece, o professor Radfahrer é Ph.D. em Comunicação Digital, atuando como professor na USP nessa mesma área. Mas o cara vai além, sabe muito de inovação, educação, etc. Algum tempo atrás publiquei aqui link para outra palestra do Professor Luli sobre inovação.

Essa palestra, intitulada “Para que servem as monocotiledôneas“, fala da forma de aprendizado no mundo atual, onde informações estão prontamente disponíveis, bastando que o aluno aprenda a buscá-las de acordo com suas necessidades. Recomendo que todos, principalmente os pedagogos, assistam esse vídeo. Para acessar o vídeo basta acessar o Meio Bit e aproveitar. O vídeo tem aproximadamente 60 minutos, mas vale cada segundo do seu tempo.

O segundo post foi publicado em seu site pessoal (Contraditorium), e relata a boa notícia que vem do governo do estado do Rio de Janeiro, de que serão distribuídos 2000 notebooks aos alunos que obtiverem as melhores notas segundo o Programa de Avaliação Externa do Desempenho Escolar.

É o governo reconhecendo que, ao contrário do pregam os nosso pedagogos, devemos estimular o aluno a querer aprender para se qualificar para receber recompensas maiores, mesmo que isso gere um espírito de competição entre eles.

Concordo plenamente com essa idéia, devemos estimular nossas crianças a pensarem por si mesmos, a buscarem conhecimento que seja relevante para seu dia-a-dia, não apenas decorar que o que uma monocotiledônea. E assima de tudo, reconhecer que quanto mais eles aprenderem, maiores serão as recompensas.

Que Deus abençoe a todos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: