Publicado por: Weskley Cotrim | 03/03/2010

Gratidão

Ser auxiliado em momentos de grande dificuldade produz, na maioria das pessoas, um sentimento de dívida para com o autor daquela intervenção. Esse sentimento se baseia no fato de que a pessoa que nos ajudou não o precisava fazer. Não foi a compra de um serviço, tão pouco a cobrança de uma dívida. Ao mesmo tempo que nos sentimos aliviados por termos resolvido o problema, também somos acometidos pela idéia de que agora temos uma dívida. Uma dívida, que em função do nosso orgulho deve ser paga o quanto antes.

Mas e quando essa dívida é impossível de ser paga? O que nos resta? Engolir nosso orgulho? Nos resignar? E quando essa dívida envolve a sua vida?

Para muitas pessoas, ser ajudado, apesar de produzir o alívio momentâneo, traz consigo o desconforto da “dívida”. Isso acontece porque não conhecem o sentido da “gratidão”.

Ser grato é enxergar a atitude do “ajudador” como um ato de amor. É perceber que a ação do outro foi motivada pela vontade de vê-lo bem (ainda que não seja sempre assim nas relações humanas). E isso deve ser estendido para nosso relacionamento com Deus. Pois, ainda que algumas pessoas ajudem os outros para depois “cobrarem” essa dívida, Deus nos ajuda porque nos ama. E nos ama com um amor infinito, capaz de oferecer o próprio filho em nosso lugar para sofrer nossa punição. Não devemos olhar para Deus com os olhos de um endividado, mas de filhos que são amados pelo Pai. O sentimento que devemos nutrir é o da mais pura gratidão.

Que Deus abençoe a todos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: